Os templos Shaolin são um grupo de mosteiros budistas da China. São famosos principalmente pela sua associação com Ch'an (japonês: Zen), budismo e artes marciais. "Shaolin" significa "Floresta Jovem", e este nome teve origem após um grande incêndio que devastou as florestas ao redor do templo. As árvores destruídas foram depois replantadas, o que tornou a floresta "jovem". São, talvez, um dos mosteiros budistas mais conhecidos no ocidente.
Os budistas de Shaolin são conhecidos por dominarem à perfeição do seu corpo, o seu treinamento é realizado diariamente.
(fonte: wikipédia)
ch'an:
Etimologia: Em sânscrito, uma antiga língua indiana, Dhyāna significa Meditação. Em chinês, esta palavra foi traduzida como Ch'an, em japonês como Zen, em coreano como Sŏn e em vietnamita como Thiền.
Zen , é o nome japonês da tradição C'han, surgida na China, e associada em suas origens ao Budismo do ramo Mahayana, "Grande Veículo", síntese doutrinária dos ensinamentos do Buddha Śākyamuni, ou Gautama Buddha, realizada por diversas escolas budistas por volta do século II[1]. Cultivado sobretudo na China, Japão, Vietnã e Coréia.
(fonte:wikipédia)