A riqueza do folclore chinês conhece nos espetáculos acrobáticos seu ponto alto. Dessas representações, as mais populares e conhecidas em turnês por todo o mundo são a ópera de pequim e a dança do leão.
Nenhuma festa chinêsa seria completa sem a presença daquela grande e colorido leão de papel, minuciosamente enfeitado e animado por uma cadeia de dançarinos dos quais apenas as pernas aparecem. São geralmente alunos das escolas de Kung fu.
Na china, a dança do leão anima inaugurações de lojas, restaurantes, supermercados e até a festa anual da policia. nos bairros chineses ocidentais, a dança do leão é elemento fundamental nas festividades do ano novo. A mímica executada pelos dançarinos sempre revela alguma historieta simples, mas plena de significado.
Para os chineses,o leão é um animal muinto inteligente.Quando faz sua aparição,revela-se desconfiado,prudente.Por isso o leão de papel "hesita" ao sair da porta do recinto em que esta para adentrar a rua: tira a cabeça,olha para os lados,resolve sair e "dançar",a boas coisas para comer,mais como podem estar envenenadas,o leão fareja primeiro,prova e só depois come,terminando a dança para retirar-se e ir dormir.Esse e o roteiro básico de uma dança do leão.
Em hong kong,a versão é um pouco diferente:nem sempre a fogos de artifício nem alimentos pendurados para o leão comer.
O momento em que o leão salta para agarrar os alimentos era,entretanto,um dos movimentos mais espetaculares e acrobáticos da dança. quando um dançarino apos outro saltava sobre as costas daquele que o precedia.
Por outro lado,a industria cinematográfica de hong kong tem tomado os elementos das artes acrobáticas chinesas e do próprio kung fu para elaborar vistosas porem exageradas coreografias de "combates" cinematográficos.colaborando com isto para deturpar o verdadeiro kung fu.
( foto : instrutor de Applied Wing Chun e thai boxing Erivanaldo Silva)