quinta-feira, 28 de julho de 2011

COI mantém wake, escalada e kung-fu entre os que tentam virar olímpicos

Presidente confirma os oito esportes que brigarão por uma vaga em 2020
e anuncia inclusão de seis provas nos Jogos de Inverno de Sochi-2014

Oito esportes, incluindo wakeboard, escalada esportiva e wushu (kung-fu), seguem na briga por uma vaga no programa olímpico dos Jogos de 2020. Em congresso em Durban, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que manteve, além das três, o beisebol, o softbol, o squash, a patinação e o caratê na lista de candidatos. Excluiu surfe, dança, boliche e netball. A decisão será em 2013, quando também será conhecida a sede dos Jogos.

O wushu é o nome original da arte marcial chinesa que, no ocidente, se popularizou como kung-fu. Foi reconhecido pelo COI em 1999 e é um dos esportes dos Jogos Asiáticos.

Em Durban, o COI também votou a inclusão de seis provas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014: esqui estilo livre slopestyle, snowboard slopstyle e snowboard slalom paralelo - todas no masculino e no feminino. O slopestyle é uma da modalidades dos X-Games de invernos. Nela, os esquiadores descem uma montanha e, depois de saltam sobre obstáculos.
Esqui slopestyle passa a fazer parte dos Jogos
de Inverno.

Com as seis provas, Sochi-2014 terá 98 provas valendo medalhas, 12 a mais do que Vancouver-2010. Em abril, esqui halfpipe (masculino e feminino), esqui saltos feminino, revezamento misto de biatlo, patinação artística de equipe e revezamento de luge entraram no programa.

Essas provas proporcionam grande entretenimento aos espectadores e fazem com que a programação, já cheia de ação, tenha ainda mais apelo junto ao público jovem disse o presidente do COI, Jacques Rogge.

Na quarta-feira, será anunciada a sede dos Jogos de 2020. Pyeong Chang, na Coreia do Sul, Annecy, na França, e Munique, na Alemanha, são as candidatas.

Até agora, apenas Roma, Tóquio e Madri são postulantes a sede dos Jogos de 2020. O programa pode ter até 28 modalidades.

fonte: g1.com