sábado, 12 de novembro de 2011

Steven Seagal: “Meus adversários nunca se levantaram”





Como você conheceu Anderson Silva?

Ele me mandou uma carta, há cerca de um ano e meio, pedindo para ensinar-lhe os segredos das minhas técnicas. Falei com o empresário dele, marcamos uma reunião e desde então começamos a treinar juntos.

Há algum adversário hoje que pode derrubálo?

Não há ninguém melhor do que Anderson na liga, e ele é um lutador que tem capacidade para vencer qualquer um em sua categoria. Mas, claro, ninguém é invencível.

Qual é a origem do chute que você ensinou a ele?

Aquele é um dos meus chutes favoritos! É uma das minhas especialidades. Há muitas maneiras de dar aquele chute, mas, se você fizer direito, seu oponente sairá muito machucado. Trabalhei esse golpe com Anderson durante um ano e meio e agora o estou ensinando a Lyoto Machida [campeão dos meio-pesados no UFC em 2009].

Você já usou esse chute em alguma briga?

Sim, muitas vezes. E meus adversários nunca se levantaram.

Qual é o segredo do chute?

É um golpe que depende muito do ângulo do pé, da perna e do corpo na hora em que você acerta o seu oponente. O segredo basicamente é que ele transfere muita força para o pé do lutador.

Você ensinou algum outro golpe a Anderson?

Sim, tenho um grande arsenal de truques. Continuamos treinando e ultimamente temos trabalhado muito os socos.

Dos mais de 30 filmes de ação que você já fez, qual é o que considera que tenha a melhor cena de luta?

Acho que Fúria Mortal [1991] tem coisas muito boas, como a cena do bar, que foi bastante inovadora para a época e tem uns golpes bem legais, como o da bola de bilhar e o do taco [Seagal usa uma bola de bilhar enrolada em um lenço e um taco como armas e briga com um bar inteiro].

Quando nós poderemos ver novos filmes estrelados por Steven Seagal?

Neste momento estou trabalhando com a Swat, ajudando a prender pessoas perigosas de verdade e apreendendo toneladas de narcóticos. Infelizmente não tenho tido tempo para o cinema.

Sylvester Stallone disse em uma entrevista que você e Jean-Claude Van Damme quase saíram no braço em uma festa na casa dele nos anos 1980. Isso é verdade?

Bem, Van Damme estava se drogando muito naquela época, e isso não era segredo. E como se pode bater em alguém que está drogado e bêbado? Como nocautear uma pessoa que não consegue nem falar porque está babando e misturando as palavras? Ele estava tão alto que ninguém conseguia entender o que ele dizia. Então eu disse a ele: “Se você quiser morrer, venha falar comigo quando estiver sóbrio e eu resolvo isso”. Mas o Stallone também é um babaca por ter contado essa história porque, se esse encontro tivesse sido na minha casa, para começo de conversa, Van Damme não estaria drogado.

O que todo homem deve ter em mente na hora de entrar em uma briga?

O melhor conselho é evitar problema. Mas, se você não tiver como evitar, nunca deixe que te joguem no chão. No UFC você pode ir para o chão porque é um contra um e tudo é lindo. Mas na vida real há quase sempre mais de um inimigo e, se você for ao chão, outros dez caras podem vir te chutar, te bater e te matar.