domingo, 24 de março de 2013

Entrevistando o Mestre WONG NIM YI

Entrevistando o mestre Wong Nim Yi.
                               By Sifu Rzounek .

 I.Rzounek: Você pode nos dizer quando e por que você começou a praticar Wing Chun?
Wong Nim Yi: - Eu nasci em 25 de Setembro de 1963 em Nanhoi - aldeia na província de Cantão. Eu tinha vindo a crescer em família cantonesa tradicional, com estreita relação com as artes marciais. Nossa casa estava cheia de armas tradicionais chinesas e ferramentas de treinamento, os alunos de meu pai vinham continuamente nos visitar. Minha família era excepcional graças ao meu pai, que era um respeitado mestre de Wing Chun,chamado MAI GEI WONG. Meu pai era gentil com os amigos e vizinhos, mas rigorosos com os seus alunos. Eu acho que a razão pela qual eu comecei a estudar Wing Chun foi influência da minha família ou, mais precisamente a influência do meu pai. Graças ao fato de que o meu irmão mais velho e minhas irmãs estavam praticando Wing Chun, o treinamento de familiares e alunos foi a primeira coisa que vi e ouvi cada manhã depois que eu tinha acordado.o resultado foi que eu, necessariamente,me apaixonei por Wing Chun. Eu me lembro que, quando - com seis anos de idade - eu pedi ao meu pai para me ensinar Wing Chun, ele me disse: "OK Mas quando você começar, você deve treinar duro Não desonrar nome Mai Gei Wong..." Então, eu começei a treinar, enquanto as outras crianças ainda estava apenas brincando.

 I. Rzounek: Qual é a sua linhagem em Wing Chun e Tai Ji Quan (tai chi chuan)?
Wong Nim Yi: Meu Wing Chun linhagem é: YUEN KAY SAN - Wong Jing (Yuen Kay estudante San precoce) - e WONG WU FONG (meu pai). No Tai Ji Quan Eu não pertenço a nenhuma linhagem. Tai Ji Quan é depois de Wing Chun minha arte marcial favorita, mas eu sou um "wing chun homem" - e venho praticando durante toda a minha vida. Tai Ji Quan e Wing Chun tem muitas coisas em similar, eu treino Tai Ji Quan para fruição do tempo livre.

 I. Rzounek: Pode nos dizer algo mais sobre o sistema Wing Chun?
Wong Nim Yi: - Meu "MaiGeiWOng Wing Chun" consiste em: 1. Zhan Zhuang (exercício estático) 2. Sun Hei Gui Gong Yuen (treinamento da energia interna) 3. San Sik (exercícios em separado) 4. Siu Lim Tao forma 5. Chum Kiu forma 6. Bil forma Jee 7. Chi Sao 8. exercícios com o rattan 9. exercícios com palitos de comer 10. vara 11. espadas duplas 12. boneco de madeira (muk yan jong) • Zhan Zhuang é um exercício para se livrar da força muscular bruta e adquirir um poder de todo o corpo • Sun Hei Gui Gong Yuen é para adquirir poder de saúde, flexibilidade e explosivos • O Siu Lim Tao é a formação de Jip São ponte para as mãos do inimigo • Chum Kiu significa "afundar a ponte" e usando "poder long" • Biu Jee é trainining para o desenvolvimento do "poder short". • não chamamos espadas até oito cortes, mas sim como espada mortal duplo.

 I. Rzounek: - Como é Wing Chun na China e que escolas são mais conhecidas?
Wong Nim Yi: - Wing Chun é espalhado principalmente no sul da China, não é muito popular no norte. Em tempos antigos os nossos antepassados acreditavam que o Wing Chun devem ser ensinadas em privado, porque eles precisavam para manter sua arte em segredo e não mostrá-lo aos outros. Meu pai foi o primeiro que começou a ensinar na China abertamente. Acredito que, com exceção do meu pai, ninguém ensinou isso publicamente. Registrei a minha escola em escritórios do governo, o que significa, que a minha escola é a primeira escola formal na China continental.