domingo, 26 de abril de 2015

FEI HOK PHAI KUNG FU





 Fundadores do Fei Hók  Phai

GRÃO MESTRE CHIU PING LOK nasceu na província de Guang Dong (Cantão), Sul da China; região montanhosa de Tai Shan. Aos quatro anos de idade, o pequenino Chiu Ping lok foi iniciado nas práticas da tradicional arte marcial chinesa do Kung fu através dos ensinamentos de seu tio Chian Mun. Lá, cada distrito dispõe de um instrutor cuja a finalidade é ensiná-la aos seus moradores, sendo aliás, pago pelo próprio distrito. E foi assim que Chiu Ping Lok, apesar de sua pouca idade, além de praticar o Hung Tao Choy Mei Ga, ainda ajudava na sua divulgação e por ter inato o dom de ajudar o próximo, transmitir os bons conceitos adquiridos. Aos 15 anos de idade, Chiu Ping Lok e sua família tiveram que sair da China por motivos políticos, passando a residir em Hong Kong. E foi lá que o talento do jovem Chiu Ping Lok tomou novos rumos. Passou a praticar outras modalidades, o que contribuiu muito para sua formação.
Mestre Chin Man Sin, amigo de seu tio, era um instrutor cego muito habilidoso na arte do kung fu, que justamente pela sua deficiência, aprendeu a desenvolver e a transmitir uma sensibilidade quase extrassensorial. Foi assim que Chiu Ping lok conseguiu aprimorar sua percepção em um grau muito mais alto e refinado.

Outras pessoas de destaque que também influenciaram o seu desenvolvimento foram: os Mestres Lam Fei Hung, o Mestre Hui Sil Sin e o Mestre Sin Pak. O Mestre Lam Fei Hung, conhecido como Tit Tao Hung (O cabeça de ferro), do estilo Hung Ka, em apresentações de rua, tinha a habilidade de entortar e desentortar três chapas de ferro, batendo-as contra a cabeça, que aliás, era calva.
Já outra importante pessoa no seu desenvolvimento foi o Mestre Hui Sil Sin, do estilo Mo Ka (punho de dragão) e o velho Sin Pak, com quem aprendeu Sü Mei Kwan – bastão longo rabo de rato e Pa Kua Kwan – bastão de oito diagramas, além de Noi Kun, “chamado de kung-fu divino”, por enfatizar o desenvolvimento da energia interior.

O que ainda contribuiu muito para a riqueza e variedade de sua formação marcial foi ter um colega de treinamento e estudos escolares, cujo pai trabalhava em uma indústria cinematográfica local. Desta forma, o jovem Chiu Ping Lok pôde adquirir muita experiência em vários estilos e métodos de combate, treinando e atuando como figurante em vários filmes chineses de artes marciais.

Aos 24 anos de idade, em 1960, chegou ao Brasil o jovem Chiu Ping Lok, com a finalidade de seguir depois para os Estados Unidos, onde pretendia fixar residência junto de seus familiares que lá passaram a viver. Contando apenas com o apoio de um tio em terras brasileiras, o jovem chinês teve que superar o choque cultural entre os dois extremos do mundo. Com muita determinação e vontade de vencer, Chiu Ping Lok, com a ajuda de um amigo, aos poucos foi superando as dificuldades com a linguagem.

Com um vasto conhecimento em artes marciais, adquirido ao longo dos anos vividos na China, Mestre Chiu Ping Lok começou então a dar aulas de Kung – Fu e Dança do Leão aos finais de semana no Centro Social Chinês de São Paulo, em 1963, mas só para os chineses radicados naquele local. A partir daí, suas qualidades como mestre foram mais fortes que as diferenças de etnia e nacionalidade, e Mestre Lope começou a ensinar brasileiros. Dentre os primeiros alunos brasileiros formados faixa preta pelo Grão Mestre Chiu Ping Lok, destacamos o Airton Antonio Cardoso Filho o primeiro aluno aceito como discípulo após ter participado da cerimônia do chá (BAISHI),porém não deu continuidade no desenvolvimento do estilo.
         
 Chiu Ping Lok foi o pioneiro da tradicional Dança do Leão, que faz parte da cultura milenar e do folclore chinês e também o pimeiro representante na América do Sul da INTERNATIONAL DRAGON AND LION DANCES ASSOCIATION LIMITED (Associação Intenacional de Dança do Leão e Dragão Ltda) no Brasil desde 1961.
Em 1969 inaugurou a primeira Academia de Kung Fu registrada no Brasil, na Rua Catequese nº 72, em Santo André – SP; deu aula no clube dos alemães na Vila Assunção até 1980. Em 1980 inaugurou a sede da academia Tai Chi na Rua Santo André nº 662, no mesmo Bairro.

Em 06 de Junho de 1977, fundou a Associação Central Fei Hok  Phai de Kung Fu Wushu do Brasil, com o objetivo de organizar e difundir o estilo em todo o País,hoje chamada de ACCFHPKWBRASIL (Associação Central Chiu Ping Lok Fei Hok Phai kung fu Wushu do Brasil, rebatizada com o nome do próprio Grão Mestre, como forma de homenageá-lo pelos seus  seis dscípulos  Mestre Jair Lima, Mestre Valter, Mestre Marrera, Mestra Maria Luiza Hourneaux, Mestre Guilherme Stamato e Mestra Cintia Yan Sue.
 Em 1980, inaugurou a atual sede da Academia Tai Chi e Yoga na Rua Santo André 662, com o prédio ainda em construção, dando apenas aulas de Kung Fu na garagem ficando pronto em 1984.
A partir de 1º de agosto de 1986, o prédio tornou-se a sede da Associação Central Fei Hok Phai, onde funciona até hoje.

De 1986 a 1992, trabalhou intensamente com os mestres chineses Chan Kwok Wai, Li Wing Kay, Wong Shing Keng, Lee Way Yin, Lee Hong Kay e com os praticantes brasileiros mais antigos, com o objetivo de fundar a Federação Paulista de Kung-fu (FPKF) e a Confederação Brasileira de Kung-fu/Wushu (CBKW), a fim de organizar o ensino e a divulgação da arte marcial chinesa no Brasil.
Conhecido em todo o Brasil pela comunidade das artes marciais chinesas, Chiu Ping Lok foi pioneiro no ensino do Kung fu tradicional e da cultura chinesa, dança do leão e dragão. Seus alunos são famosos até hoje pelas demonstrações de kung fu, dança do leão e dragão.

 Celeiro de campeões, o Fei Hok Phai Kung Fu conta com praticantes, professores, instrutores, mestres, atletas e competidores de alto nível campeões mundiais. Dentre eles, destacam-se o professor Espedito Pantera, Campeão Mundial de SANDÁ, BOXE CHINÊS, Mestre Jair Lima, Campeão de Kung Fu tradicional Hung Tao Tchoi Mei Ka – Fei Hok Phai, além de vários campeões brasileiros em todas as modalidades.  Por esse legado cultural chinês, Mestre Chiu Ping Lok foi várias vezes condecorado com a medalha João Ramalho, Comenda de mérito da Educação e Grão Cruz Municipalista, outorgadas pela sociedade brasileira de Educação e Integração; e a Grã-Cruz da Soberana Instituição, outorgada pela Heráldica Ordem da Paz Universal.

Seu falecimento deu-se em 22 de Agosto de 2009 por motivo de doença. O Kung Fu Brasileiro ficou órfão de um dos maiores mestres, incentivadores e divulgadores da arte marcial e da cultura chinesa. Segundo os costumes tradicionais chineses, deixou como seu sucessor o Mestre Jair Melo Lima, o primeiro dos mestres graduados dentro do Estilo Fei Hók Phai; além dos mestres Valter Tadeu Ribeiro, Guilherme Eduardo Stamato, Maria Luiza Hourneaux, Cintia Yan Sue e Aparecido Marrera.

 Segundo o Grão Mestre Chiu Ping Lok, o estilo Fei Hók Phai foi criado em 1961, tendo como fundamento cinco linhagens mais conhecidas do kung fu chinês. São elas:
 Hung   Ka  洪家  - fundado por Hung Hei Kung (Hong Hay Gwon)
Lau      K a劉家  – fundado por Lau Sam  Ngam
 Tchoy  Ka 蔡家  – fundado por Tchoy  Gau  Yee
Lei      Ka  李家  - fundado  por Lei  gum Lun
 Mok    Ka 莫家 – fundado por  Mok Ching  Giu

 FEI HOK PHAI pode ser traduzido como Escola da Garça em Voo; caracteriza-se pelos movimentos do tigre, da garça, do leopardo, da serpente, do leão, do macaco e do dragão.

Fonte:feihokphai.com.br